Notícias

Deixe um comentário

Centro de Referência do Teatro de Bonecos irá resgatar a memória desta arte no Rio Grande do Sul

AGTB lança projeto inédito no Estado para fomentar e divulgar grupos de teatro de bonecos do Brasil e do mundo

A memória artística e cultural do Rio Grande do Sul está mais fortalecida com a criação do Centro de Referência do Teatro de Bonecos do RS. A iniciativa inédita da Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB), viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (FAC), busca resgatar a memória do teatro de bonecos no RS, atuar na formação de novos profissionais e fomentar a pesquisa na área.

As ações previstas incluem a criação de um blog, a ser lançado neste mês de outubro; a realização de oficinas de formação, entre outubro e dezembro, e a organização do acervo do material da associação. “Tudo isso para garantir a preservação desta arte milenar e unir os bonequeiros em torno do movimento da associação”, garante Graziela Saraiva, uma das fundadoras da AGTB e bonequeira há 30 anos.

Segundo ela, o CRTB-RS pretende ser um centro de pesquisa e formação da arte dos bonecos, mas inclui outras técnicas de formação, como teatro de sombras, de animação, de objetos, marionetes, entre outros, além de fomentar e divulgar grupos de teatro de bonecos do mundo. O Centro tem sua sede no prédio da Cia de Arte, na Rua dos Andradas, nº 1780, Centro Histórico de Porto Alegre. A visitação pode ser feita mediante agendamento prévio pelo fone: (51)82098636 / 32281154.

Lá, no terceiro andar, junto ao setor de acervo, os interessados poderão encontrar um vasto material, reunindo literatura específica e documentação, como projetos, textos, vídeos, publicações, cartazes, fotos, registros de festivais nacionais e internacionais, catálogos, entre outros materiais que dão conta de uma expressiva parte da memória dos bonequeiros do RS e do mundo. O Centro inclui outras técnicas de formação, como teatro de sombras, de objetos, marionetes, etc.

O blog do Centro de Referência do Teatro de Bonecos do RS deseja ser um canal de comunicação para promover as iniciativas do Centro e da AGTB. Pode ser acessado pelo link https://teatrodebonecosriograndedosul.wordpress.com/. Informações sobre grupos, notícias sobre o movimento, entre outros assuntos, podem ali ser encontrados.

A implantação

Desde a sua implantação, iniciada em março último, com as oficinas de formação ministradas por Cacá Sena e Marco Fronckowiak, o CRTB tem demonstrando uma expressiva adesão do público. Entre as ações já realizadas, estão a Semana de Teatro de Bonecos, ocorrida em abril, quando se desenvolveram diversas atividades na Redenção, na Casa de Cultura, na Casa de Teatro e na Cia. de Arte, e a comemoração ao Dia Internacional do Teatro de Bonecos.  “As atividades envolveram outras linguagens como o cartum, a música e a poesia dentro de uma perspectiva transversal”, avalia Graziela.

A bonequeira registra um crescente interesse dos grupos do Interior do Estado pelo movimento, com a intenção de mostrar suas produções. Segundo ela, são grupos com cerca de 15 anos de atividade, que se formaram ao longo dos festivais de teatro realizados em Canela, e nos quais a AGTB teve grande participação.

Graziela afirma que os festivais foram muito importantes para o incremento do teatro no RS. “Quando iniciamos o movimento, em 1984, havia cinco grupos de teatro de bonecos. Hoje, são 42 companhias atuantes”, destaca. “Existe qualidade na diversidade. O festival propiciou esta diversidade e domínio de técnicas, de materiais”.

Entre as próximas ações previstas pelo CRTB está a oficina de dramaturgia com Jorge Rein; oficina com teatro de sombras, letramento e (re) significação de imagens com Charles Kary; workshop de teatro de sombras, com a Cia. Teatro Lumbra / Clube da Sombra e oficina de bonecos em espuma com Dênis Moreira. “Trata-se de uma iniciativa fundamental para atores, bonequeiros, profissionais de áreas afins, escolas e a comunidade em geral, na medida em que proporciona um espaço permanente de encontro, intercâmbio e troca para aprendizagem”, conclui a bonequeira.

 

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)

Fones: (51) 9277.2191 / 8467.4114

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: